Desejo para todos vocês um Feliz Ano Novo. É a saudação mais antiga mas é a que diz tudo.
O ano que passou trouxe grande satisfação para nós do Instituto Certifica. Alcançamos uma posição de destaque no país e principalmente no Rio Grande do Sul na certificação de unidades armazenadoras. O Instituto Certifica fecha o ano com 36 certificados emitidos, o que representa 20% do total de unidades armazenadoras certificadas no Brasil e quase 60% das unidades armazenadoras certificadas no Rio Grande do Sul.
O Instituto Certifica realizou, neste ano que passou, a primeira certificação de espumantes naturais do Brasil. No final do ano, 12 marcas certificadas, de 6 produtores de espumantes de Garibaldi, chegaram as prateleiras dos supermercados.
O Instituto Certifica fez, também, a primeira certificação agro-silvo-pastoril, para melancias e abóboras produzidas em floresta de eucalipto, um projeto criado e conduzido pela FIBRIA junto aos seus produtores integrados.
E, finalmente, fomos para o quarto ano da certificação de pêssego de produção integrada na região de Antonio Prado, única certificação de pêssego de PI no Brasil.
E 2011?
UNIDADES ARMAZENADORAS
Nosso contato maior foi, em 2010, com as cooperativas, cerealistas, engenhos e armazéns gerais do Rio Grande do Sul. O Rio Grande do Sul ao final do ano é, junto com Minas Gerais, o estado com maior número de unidades armazenadoras certificadas.
Para 2011, por todos os contatos que temos tido, mesmo com a edição da Instrução Normativa n˚ 41, não haverá solução de continuidade. O setor armazenador, pelo menos do Rio Grande do Sul, está consciente de que precisa melhorar a qualidade dos seus serviços porque o país não pode mais conviver com as perdas de produto em razão de uma armazenagem deficiente. A revisão dos requisitos da IN n˚ 3, com entrada em vigor prometida para junho, pode trazer uma facilidade ainda maior para o desenvolvimento do programa.
ESPUMANTES
Este ano foi um piloto da certificação de espumantes. Em 2011 este programa dará um grande salto e, possivelmente, teremos meio milhão de garrafas de espumante certificado.
PRODUÇÃO INTEGRADA
Acredito que 2011 será um grande ano para a produção integrada. O Ministério da Agricultura já está convencido que o que falta é marketing da PI, para que o consumidor conheça este produto e saiba reconhecer sua qualidade superior. Um plano de marketing já está em preparação pelo MAPA e será lançado em 2011. O Instituto Certifica deve começar o ano com um novo escopo que é a produção integrada de Morango.
O próximo ano vai nos trazer também a produção integrada de grãos. O Instituto Certifica já se prepara para entrar neste projeto que deverá abrir um novo horizonte para os sistemas de produção integrado em geral.
Era isto, repito os votos de um Feliz 2011 e até a próxima postagem.
O Instituto CERTIFICA é um organismo de certificação de produto, acreditado pelo CGCRE, com foco na certificação do agronegócio. Os escopos do CERTIFICA, hoje, são certificação de unidades armazenadoras, produto orgânico, HACCP e sistemas de produção integrada.
30.12.10
FELIZ ANO NOVO
Marcadores:
abe dos melhores espumantes,
certificação,
espumantes de garibaldi,
INSTITUTO CERTIFICA,
produção integrada,
produção integrada de pêssego,
prorrogação,
unidades armazenadoras
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário