pinterest

18.2.17

FIM DE SEMANA AGITADO

Na quinta feira participei de uma reunião da Comissão Setorial do Arroz, onde a Dra. Maria Laura da Embrapa de Pelotas, apresentou o programa de produção integrada de arroz. O programa já foi publicado no Diário Oficial e agora é a  hora dos treinamentos para que possa se dar inicio ao processo de certificação. Maria Laura informou que no mês de maio será realizado o primeiro treinamento para responsáveis técnicos e auditores de produção integrada de arroz. O CERTIFICA já está com seu pedido de acreditação para PIA em fase de análise no Inmetro.
No mesmo dia, junto com o agrônomo Marcus Vinicius do núcleo de produção integrada do MAPA em Brasilia, visitamos o SINDITABACO onde conhecemos o projeto Crescer Legal, que é um projeto excepcional, aos moldes do PESCAR, que procura apresentar alternativas para os jovens com 16 e 17 anos, permanecerem no meio rural. O projeto é formado por um treinamento de um ano, ao mesmo tempo que concede uma carteira de trabalho de jovem aprendiz para trabalhar em empresas parceiras do programa. Apesar de ser patrocinado pelo SINDITABACO não existe nenhuma atividade, nem no treinamento, nem no trabalho, que envolva tabaco. Comentei que uma boa complementação do projeto seria, após o treinamento, desenvolver com estes jovens um projeto semelhante ao antigo 4S da Ascar (Emater). O 4S era um programa onde os jovens rurais desenvolviam projetos agrícolas com técnicas modernas, muito superiores às que eram praticadas na propriedade por seus pais. A idéia seria que estes novos 4S desenvolvessem projetos de produção integrada em outras culturas, como morango, tomate, batata, pêssego.. Avançando na idéia ainda sugeri que os bancos de desenvolvimento, BRDE ou BADESUL, poderiam financiar estes projetos e as redes de supermercado poderiam ter interesse em oferecer estes produtos com alguma certificação de fair trade ou similar.
Já na sexta feira houve a reunião da Comissão Técnica Estadual de Produção Integrada coordenada pela Edna Ferronato, onde foram discutidos assuntos de grande importância para o programa. Os coordenadores dos programa de arroz, uva de processamento e maçã, anunciaram os treinamentos para auditores e responsáveis técnicos para o primeiro semestre de 2017.
Aproveitamos para informar que ainda este mês, os supermercados do Rio Grande do Sul estarão colocando nas gondolas os primeiros morangos de produção integrada do estado.

Nenhum comentário:

Recent Comments

Arquivo do blog